Espero que este blog seja benção em sua vida. Os textos são reflexões feitas junto e por meio da ação do Espírito Santo, sem o qual é impossível entendermos a Palavra de Deus.
É com esperança de uma pregação verdadeira do evangelho que publicamos para a glória de Deus estes textos.
Você é livre para reproduzir e divulgar os textos desde que mantenha a fonte, respeite o autor.

sábado, 23 de março de 2013

Avivamento ou Re-avivamento


(Mensagem ministrada dia 21 de outubro de 2012)

- "E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões”. Joel 2:28

- “Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava”. Atos 2:1-4


Nos dois textos acima, temos o relato da descida do Espírito Santo. No texto do profeta Joel temos a promessa de que seu Espírito seria enviado pelo Senhor, no segundo texto, o de Atos dos Apóstolos, vemos o cumprimento dessa promessa, mostrando assim a ligação entre os dois textos, estando separada a promessa de seu cumprimento por aproximadamente 900 ou 800 anos.
O que se vê em Atos é que chamamos avivamento e atualmente, vemos a igreja – e quando falo igreja não me prendo a denominações, mas a noiva de Cristo – clamar e desejar um avivamento. Vemos cultos de avivamento, para a igreja local ou para a cidade onde ela se localiza, ou até mesmo para a região (estado, país). Vamos então refletir um pouco sobre esse assunto.
Esse avivamento prometido em Joel e cumprido em Atos, só foi possível por motivo, o arrependimento no coração dos homens. João, o batista, batizava para a o arrependimento (Mateus 3:11) antes do Senhor Jesus começar seu ministério. Arrepender-se e converter-se do mal caminho era a recomendação do profeta.
Para uma vida avivada, para o batismo com o Espírito Santo é preciso arrependimento. Além disso, o avivamento genuíno é buscado todo dia, pois, se crermos que o avivamento chegou, então, ele já passou.
Qual motivo me faz querer o batismo com o Espirito Santo? Porque quero uma vida avivada? Se quero aparecer e receber honra, certamente não receberei o Espírito Santo.
Paulo recomenda em Colossenses 3:23, para que façamos tudo, seja o que for, que seja de coração, como se fizéssemos a Deus e não aos homens.
Para uma vida avivada, Jesus deve ser o centro de todas as minhas ações, quer comamos, quer bebamos, seja para a glória de Deus (1Corintios 10:31).
Por que o Espírito Santo é derramado? Há propósito?
O Espírito Santo não é derramado sem um proposto. Ele não vem somente para provocar sensações, mas para determinar um legado.
Em Atos 1:8 vemos este ponto, o legado (herança) de sermos testemunhas de Jesus Cristo, determinado por ele. Como dizia Agostinho: “Devemos pregar Jesus a todo tempo, e as vezes usar palavras”. Se não quisermos ser testemunhas de Jesus, o Espirito não virá!
É triste ter que dizer que atualmente é preciso avivar os púlpitos para um mover genuíno de Deus, para a verdadeira pregação, a do evangelho do arrependimento.
O primeiro sermão de Pedro, após receberem o Espírito Santo, não foi prometendo coisas, bens materiais, mas foi prometendo perdão dos pecados e a salvação em Cristo Jesus.
Pois bem, temos três pontos importantes para recebermos esse avivamento, sendo eles:

1)           Arrependimento;
2)           Jesus Cristo é o centro de nossas ações;
3)           Ser testemunha de Jesus;

Agora, como manter uma vida avivada? Só há um modo para não crer que o avivamento chegou e deixa-lo passar. Esse modo é a plena e total dependência de Deus, que só é percebida e alcançada através da leitura diária e exaustiva da Bíblia e da oração, além do jejum. “Crente” que não ora, não lê a Bíblia e não jejua, morre de fome espiritual e fica surdo a voz de Deus (Jeremias 15:16 – 33:3; Salmo 119; 1 Tessalonicenses 5:17).

Por: Rogério Penna

Você é livre para reproduzir e divulgar os textos desde que mantenha a fonte, respeite o autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário